Instalação de uma distro GNU/Linux
Página ainda em construção :)
Last updated
Página ainda em construção :)
Last updated
VirtualBox é um hypervisor, ou virtualizador, que permite rodar outros sistemas operacionais (guest) dentro do seu sistema operacional atual (host). Instalar um sistema Linux utilizando um virtualizador, para esse curso, só é necessário caso o leitor não utilize Linux como sistema operacional principal e não deseje subistituí-lo ou realizar dualboot.
Para instalar a versão mais recente (7.0.14) do VirtualBox para Windows, .
Nas seções abaixo estão os passos para Ubuntu e a . A versão utilizada nesse tutorial é a mais recente Long Term Support (22.04 LTS), que é uma versão com maior tempo de suporte e mais estável, disponível .
No VirtualBox, clique em New para criar uma nova máquina virtual.
Escolha um nome para a máquina virtual e confirme/corrija o tipo/versão para os valores "Linux" e "Ubuntu (64-bit)".
Selecione a quantidade de memória RAM para a máquina. Valores maiores deixarão a VM mais rápida, mas valores muito altos poderão deixar o host sem memória suficiente. Um valor de 1024MB a 2048MB é mais do que o suficiente para o nosso curso.
Na próxima tela, é necessário criar um disco virtual para guardar o sistema operacional e os arquivos de usuário. Clique em Create e deixe selecionado o VDI na próxima janela.
É necessário selecionar o tipo de alocação do disco.
Dinamicamente alocado significa que o disco irá crescer até um tamanho máximo estipulado, de acordo que ele é preenchido pela VM - ideal para não ocupar tanta memória do seu HD/SSD.
Tamanho fixado irá prealocar todo o tamanho do disco, ocupando todo aquele espaço, mas tendo a vantagem de um acesso mais rápido.
Nesse caso, prosseguiremos com a criação de um disco dinamicamente alocado.
Selecione um tamanho de disco. 10GB já é suficiente para a instalação do SO, mas muito pouco caso queira colocar mais arquivos. Nesse caso, iremos prosseguir com 20GB.
Como selecionamos o tipo "dinamicamente alocado", esse tamanho será apenas o tamanho máximo que a VM irá utilizar para o disco, não o tamanho real que ele terá desde o início.
Inicie a máquina virtual clicando em Start.
Selecione o disco ISO baixado anteriormente, que contém o instalador do Ubuntu e clique em Start.
A primeira tela é do GRUB. O GRUB é um bootloader, ou seja, auxilia na seleção e inicialização do sistema operacional. O kernel Linux depende de um bootloader - ele não consegue ser inicializado sem um - e o GRUB também será instalado no SO em disco. Nesse caso, vamos clicar em "Try or Install Ubuntu".
Na próxima tela, selecione o idioma desejado e clique em "Install Ubuntu".
Selecione o layout do seu teclado. Na dúvida, utilize "Português (Brasil) - Default", para teclados padrão ABNT2, ou "English (US) - intl, with dead keys" para teclado americano.
Na próxima tela, clique em "Continue".
Na tela do tipo de instalação, clique para apagar todo o disco e instalar o Ubuntu. Isso irá destruir todo o conteúdo do disco virtual criado para o guest, não o disco inteiro do host.
Nas próximas telas, a configuração fica a cargo do usuário: timezone, nome de usuário e senha.
Por fim, a instalação irá começar. Nesse ponto, é apenas aguardar e ao fim realizar o reboot da máquina.