Arquivos de persistência
Os sistemas Linux dispõem de scripts que executam comandos de shell em determinada condição: no login de todos os usuários (ou de um usuário específico), a cada novo terminal aberto etc.
Esses scripts dependem da shell utilizada. Para maior compatibilidade dos arquivos abaixo citados, é recomendado o uso da shell bash em um sistema Ubuntu. Entretanto, tais configurações devem funcionar para qualquer sistema que rode o bash como shell.
Como não entramos ainda no assunto de variáveis de ambiente, substitua $HOME pelo caminho para a a home do usuário que está executando o bash (como /home/user)
Nesses scripts são salvos configurações das informações mostradas por padrão na shell, funções para modificar a janela do terminal de acordo com a execução de um prompt, alias de comandos, e qualquer outro comando que deseje-se executar automaticamente.
Scripts carregados no login do usuário
/etc/profile - carregamento no login do usuário, para todos os usuários, antes dos arquivos abaixo.
$HOME/.bash_profile - carregamento no login do usuário, customizável por cada usuário.
$HOME/.bash_login - carregamento no login do usuário (se $HOME/.bash_profile não existir), customizável por cada usuário.
$HOME/.profile - carregamento no login do usuário (se $HOME/.bash_profile e $HOME/.bash_login não existirem), customizável por cada usuário.
Scripts carregados ao abrir uma nova instância da shell
/etc/bash.bashrc - carregamento ao abrir um novo shell, para todos os usuários, antes dos arquivos abaixo.
$HOME/.bashrc - carregamento ao abrir um novo shell, customizável por cada usuário.
Last updated